A automação de cobranças através do sistema de Financeiro do Diário escola funciona da seguinte maneira



Considerar a fatura para rascunho antes do vencimento É o período em que o sistema verifica se há contratos ativos e gera automaticamente no sistema. Ele ficará como rascunho até entrar a próxima rotina;


Considerar a fatura como pendente antes do vencimento É quando o sistema gera os boletos a partir das faturas que estão como rascunho, que foram geradas anteriormente, e envia para os clientes mediante a configuração feita nos contratos.


Considerar pendente somente no mês decorrente Esta configuração se refere a geração de faturas para o mesmo mês em que ela vence



Para o funcionamento automático do Financeiro do Diário Escola são necessários passos.




Criar a mensalidade, que indica qual o valor será cobrado de cada cliente mensalmente.




Após a criação de mensalidade vem a criação de Clientes para o Financeiro do Diário Escola 

No canto superior à direita clique no mais "+" para criar um novo cliente.:

  • Integrar com o cadastro que já existe no sistema. Essa opção vai garantir que seja criado uma publicação no mural do aluno
  • Ao selecionar o cliente do cadastro irá preencher com as informações que estiverem disponíveis caso não tenha informações, elas precisarão ser preenchidas. Referente ao e-mail que é obrigatório, você pode colocar o e-mail da escola. Então o responsável vai continuar recebendo através do aplicativo e o e-mail quem irá receber será a escola.
  • Nas informações de cobrança é onde será indicado em cada cliente o dia de vencimento. Ou seja, cada cliente possui um dia de vencimento único.
  • Após todas essas alterações é necessário clicar para salvar. (as outras opções são pra criar clientes em massa, copiar um cadastro ou excluir)





Concluído a criação dos cadastros anteriores precisamos vincular ambos na tela de Contratos. Na criação de Contratos, que seria o Plano Financeiro de cada cliente. O que precisaremos fazer:

  • selecionar o cliente, que será quem vai ser cobrado, 
  • configurar o período que indica por quanto tempo esse cliente será criado e enviado uma fatura mensalmente. 
  • e por fim caso não hajam descontos fixos ou descontos pontualidade para o contrato de mensalidades,
  • configuramos o que está sendo cobrado desse cliente, temos que obrigatoriamente "adicionar item" e selecionar a mensalidade.




Após essa configuração o sistema irá funcionar sozinho para criar a fatura e emitir a fatura com o boleto para os clientes.




Referente ao Extrato será uma junção dos três relatórios principais. Do painel Financeiro, "Calendário de recebimentos" / "Depósitos Bancários" / "Detalhamento de Transferências".


Calendário de recebimentos > Onde você irá verificar todos os valores que estão para compensar e quando será compensado;


Depósitos Bancários > Os valores que serão compensados em forma de lista;


Detalhamento de Transferências > Vai mostrar o que está sendo confirmado de pagamentos, de quem e quanto. Ali estará detalhadamente os valores do financeiro também.




Para maiores dúvidas entre em contato com a nossa equipe do suporte através do link https://diarioescola.com.br/atendimento