O boletim pode ser utilizado de forma flexível para registrar notas, faltas, frequência escolar, pareceres, avaliações dos alunos e outros itens que você precise conforme a necessidade da escola.


Para criar modelos de boletim no Diário Escola, você deverá fazer a ativação da solução de boletim através do guia Ativando o boletim.


O boletim é agrupado por disciplina, grupos e itens de avaliação. A definição do agrupamento é necessária antes de realizar o registro do boletim e você tem acesso através das configurações do Diário Escola na opção Modelos de Boletim.


Para criar um novo modelo de boletim, é só selecionar o botão Novo no canto superior da tela. As seguintes opções estarão disponíveis:

  • Nome: é a identificação do modelo de boletim que será exibido para o professor quando for registar o boletim.
  • Disciplinas: o boletim será sempre agrupado para cada disciplina informada. Você pode definir uma ou várias disciplinas para cada modelo de boletim.
  • Grupos: o boletim será liberado e exibido para os alunos e responsáveis conforme cada grupo definido.
  • Itens: os itens representam cada avaliação que o profissional deverá informar no boletim.
    • Texto grande: caso você queira informar um texto com várias linhas para o item de avaliação.


Segue abaixo alguns exemplos de modelos de boletins que você poderá definir também na sua Escola:

Fundamental I e II

Neste exemplo, temos 8 disciplinas, 4 bimestres, 1 grupo para a nota final e 3 itens de avaliação.



Educação Infantil

Para a educação infantil, o exemplo abaixo demonstra que temos somente uma disciplina de Unidocência, 2 grupos e os itens de avaliação como textos grandes para que o profissional consiga descrever de forma informativa a avaliação do aluno.



Avaliação Diagnóstica

Por fim trazemos um exemplo com uma avaliação de competências socioemcionais dos alunos. Neste caso, temos somente uma disciplina que colocamos o nome de socioemocional com um grupo de avaliação geral. Caso necessite, você pode criar mais de um grupo por bimestre, semestre ou conforme preferir.



O próximo passo é realizar o registro do boletim conforme definido nos modelos. Criamos um guia específico para você em Registrando notas de boletim.