O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de tarefas e trabalhos de aula.


O Diário Escola possui uma integração com o Google Classroom onde as atividades, tarefas, etc. que forem criadas e publicadas no Google Classroom aparecerão no Mural do aplicativo de forma automática.


Para realizar a integração entre o Google Classroom e o Diário Escola, é necessário que os alunos tenham e-mail cadastrado no Diário Escola, no cadastro de Alunos. Com esse e-mail eles poderão acessar o aplicativo do Google Classroom. Você precisará também cadastrar os alunos e as turmas no Google Classroom.


O Diário Escola e o Google Classroom são aplicativos independentes e não conseguimos migrar os alunos e turmas automaticamente neste momento. Em resumo, a escola precisa cadastrar os alunos e turmas na sua conta do Google Classroom, e, pelo e-mail do aluno, lançamos resumos diários das atividades no Mural do Diário Escola.


Se você quiser pode enviar uma planilha para o suporte com os nomes dos alunos e os emails para que 

essa atualização no cadastro dos Alunos possa ser realizada pelo Diário Escola. Mas, caso queira, também pode entrar em cada aluno para adicionar a informações de e-mail.


No cadastro da Série do Diário Escola que está associada às turmas que tem os aluno no Google Classroom, você deverá indicar o item Google Classroom como SIM . Quando você fizer isso, a informação do e-mail no cadastro de alunos que estão nesta série será obrigatório.



Após você finalizar com a definição dos e-emails no cadastro de Alunos do Diário Escola e, com a criação de turmas e alunos no Google Classroom, você poderá iniciar com a integração entre os sistemas.


Abaixo segue um exemplo de como uma publicação do Google Classroom será exibida no mural do Diário Escola. Vale a nota que somente os pais e alunos tem acesso as publicações no mural do Google Classroom.



Parar realizar a integração entre o Google Classroom e o Diário Escola, entre na opção Conta de Integração nas Configurações do Diário Escola. Selecione a opção Conectar ao Google Classroom.



Após selecionar a opção de conectar ao Google Classroom, você terá que informar o e-mail e senha da escola que faz a administração do Google Classroom para finalizar a integração.


Caso não tenha certeza do e-mail, entre no endereço do Google Classroom para identificar o usuário da escola: https://classroom.google.com/



Você deverá autorizar o acesso do Diário Escola ao Google Classroom para continuar com a integração.



Se tudo der certo, a tela deverá ficar verde confirmando que a integração está funcionando.



Abaixo na mesma tela da Conta de Integração, você pode definir qual o horário que o Diário Escola deverá publicar no mural do aluno as informações do Google Classroom e a frequência da publicação.