Através da funcionalidade do Diário, você informa a rotina de cada criança.
Ela foi customizada para corresponder exatamente aos itens da agenda em papel que você está acostumada a preencher em sua escola. Essa customização é feita pela equipe técnica do Diário Escola e pode ser solicitada através de nosso suporte.
O modelo de agenda que você verá nas telas a seguir é o modelo padrão, portanto, alguns itens podem ser diferentes daqueles que você tem na agenda de sua escola. 

Aplicativo Android

Para preencher o diário de um aluno em sua escola, siga os passos a seguir.

  1. Acesse a funcionalidade do Diário selecionando o botão redondo no centro da tela.
    Note que há uma bolinha vermelha com um número dentro, indicando que existem informações enviadas pelos pais e que você deve estar atenta a essas informações.


  2. Ao abrir o diário, você pode notar que existem duas bolinhas vermelhas a esquerda do nome da aluna Camila de Padua. Elas estão ali para indicar que os responsáveis cadastraram um medicamento e preencheram um recado na agenda.
    O diário sempre abre na visão por aluno. Isso significa que você verá uma lista de alunos e par cada um deles você poderá visualizar todos os itens da agenda.
    Na tela abaixo você pode ver somente o item chamada. Isso acontece porque ainda não foi informada a presença dos alunos. Os demais itens somente apareceram se o aluno estiver presente. Isso evita que sejam preenchidas informações no diário para um aluno que não esteja presente na escola.

    2.png


  3. Com o tablet na posição vertical é possível ver a lista de alunos selecionando o menu oculto no canto esquerdo superior.
    Nessa lista, também é possível visualisar a opção "Aplicar a todos". Qualquer informação que seja preenchida em aplicar a todos será refletida para todos os alunos.

    3.png


  4. Com o table na posição horizontal, é possível visualizar ao mesmo tempo a lista de alunos e os itens do diário.
    No canto superior direito da tela, estão os botões de turma, data e visão do diário. Falaremos em detalhes de cada um deles a seguir.  

    4.png


  5. O botão de turma, permite que você selecione a turma para qual pretende preencher o diário.
    Se você tiver a função de professora, é possível visualizar apenas as turmas para as quais você foi associada.
    Se você for diretora, é possível visualizar todas as turmas da escola.

    5.2.png


  6. Ao tocar no botão, é apresentada uma lista pop up com as turmas. Selecione a turma para qual pretende preencher o diário.

    5.1.png


  7. O botão de calendário permite que você selecione a data para qual pretende preencher o diário.
    Normalmente você não precisa preencher trocar a data, pois o aplicativo sempre abre a funcionalidade do diário na data atual
    Você pode utilizar essa funcionalidade para preencher informações que você se esqueceu de preencher no dia anterior.

    6.2.png


  8. Ao clicar no botão de calendário, uma tela pop up é apresentada. Você deve selecionar a data para qual deseja visualizar o diário.

    6.1.png


  9. O botão de visão permite que você altere a forma como a agenda é visualizada: por aluno ou por atividade.
    Na visão por aluno, a lista a esquerda apresenta todos os alunos da turma selecionada. Ao clicar em um aluno você pode visualizar todos os itens do diário desse aluno.
    Na visão por atividade, a lista a esquerda apresenta todas as atividades do diário. Ao clicar em um item é possível ver o que foi informado nesse item para todos os alunos da turma.

    7.2.png


  10. Ao clicar no botão de visão, uma tela pop up é apresentada. Você deve selecionar qual visão deseja aplicar ao diário.

    7.1.png


  11. A visão por atividade é a mais simples de ser utilizada ao longo do dia, pois ela mostra as atividades na ordem em que elas vão acontecendo.
    Por exemplo, suponha que você está no começo da manhã. Você deseja informar os alunos que estão presentes. Para isso basta selecionar o item presença no grupo de chamada.

    8.png


  12. Para facilitar o preenchimento do diário, você pode utilizar a funcionalidade de "Aplicar a todos". Preencha o valor comum (nesse caso, o valor Sim, indicando que os alunos estão presentes) e depois altere o valor apenas para aqueles poucos alunos que não estão presentes.
    Atenção! A funcionalidade de "Aplicar a todos" somente pode ser utilizada a primeira vez que você preencher os valores para um item da agenda no dia. Isso serve para evitar que você sobrescreva acidentalmente um item inteiro.

    9.png


  13. Note que o valor é aplicado a todos os alunos e que ao lado do nome de cada aluno aparece um pequeno lápis, indicando que o valor foi editado, mas ainda não salvo.

    10.png


  14. Você pode então alterar o valor para aqueles poucos alunos que não estão presentes.

    11.png


  15. Veja que apenas a aluna Rita Nunes não está presente.

    12.png


  16. Para salvar os dados e enviar as notificações aos responsáveis, toque no botão de salvar (o último botão no canto direito superior, com um V).
    Repare que o aparece um V ao lado de cada nome de aluno, indicando que as alterações foram salvas e as notificações enviadas aos responsáveis.

    13.png


  17. O ícone de recados indica que foram preenchidos recados pelos responsáveis. Para visualizá-los, selecione o item "Informações de casa".

    14.png


  18. O ícone de medicamentos indica que foram cadastrados medicamentos pelos responsáveis. Para visualizar os medicamentos, selecione o item "Medicamentos".
    Será apresentada uma lista dos alunos para os quais você deve dar medicamentos, e os horários em que eles devem ser ministrados.
    Quando você informa que o medicamento foi ministrado para um aluno e salva as informações (assim como fizemos na chamada), o pai é avisado imediatamente através de uma notificação em seu celular.

    15.png


  19. Você pode acessar qualquer item do diário apenas selecionando o item na lista de itens a esquerda. A tela será posicionada automaticamente.

    16.png


Aplicativo Web e iOS

As mesmas funcionalidades descritas aqui para o aplicativo Android estão disponíveis nos aplicativos Web e iOS. Poderão haver apenas algumas pequenas diferenças de interface.


Videos demonstrativos



Suporte

Caso tenha restado alguma dúvida, você pode entrar em contato conosco através do e-mail suporte@diarioescola.com.br.